Como o Google faz para reunir os dados de pesquisa de todos os seus usuários, filtrar, segmentar para agregar valor e depois vender para empresas?

Ao usar serviços do Google você aceita os termos de um longo contrato, nesse contrato o Google explica como suas informações são utilizadas. Em primeiro caso as informações coletadas são usadas para melhorar a experiência do usuário com as ferramentas da empresa, em segundo caso as informações são utilizadas para gerar receita para manter a empresa e seus serviços. De acordo com o contrato de privacidade entre cliente e empresa a empresa esclarece a coleta dos seguintes dados de seus usuários:

  • Tudo que é pesquisado no “motor” de buscar no Google e em serviços que usam a busca.
  • Informações dos sites que os clientes visitam, principalmente se o proprietário do website usar ferramentas Google para melhorar a receita de seu website.
  • Vídeos assistidos pelo cliente
  • Anúncios clicados ou tocados
  • Localização do cliente
  • Informações do dispositivo usado pelo cliente
  • Endereço IP e dados de cookies (informações gravadas por websites, inclusive de outras empresas)

O uso dos dados é salientado no trecho “Usamos dados para exibir anúncios relevantes”:

“Para isso, usamos dados coletados dos seus dispositivos, incluindo suas pesquisas e seu local, bem como websites e aplicativos usados, vídeos e anúncios vistos e informações pessoais fornecidas por você, como sua faixa etária, gênero e interesses.

Dependendo das suas Configurações de anúncios, esses dados também informarão quais anúncios serão exibidos nos seus dispositivos se você estiver conectado. Por isso, se você acessar um website de viagens no seu computador do trabalho, talvez veja anúncios sobre voos a Paris no seu smartphone mais tarde.” (Google)

Em todas as ferramentas da empresa há uma forma de coleta de dados e de direcionamento, segmentando as informações de acordo com informações lidas. Contudo a empresa garante que os dados pessoais dos clientes são preservados com máxima segurança e que todas as ferramentas são para os anúncios seja relevantes para o cliente e claro, consequentemente, faça um vendedor mais feliz.

Por exemplo, no artigo sobre como os anúncios funcionam (Google) temos o seguinte trecho sobre a coleta de informações do serviço de email Gmail:

“Os anúncios que você vê no Gmail são baseados em dados como palavras-chave das mensagens na sua Caixa de entrada. Esse processo é totalmente automatizado. Ninguém lê seus e-mails para selecionar os anúncios exibidos.

Por exemplo, se você tiver recebido várias mensagens sobre fotografia e câmeras recentemente, poderá ver um anúncio da promoção de uma loja de câmeras local.” (Google)

Com todos os dados em mãos o Google proporciona a clientes anunciantes – os vendedores – uma ferramenta, Google Ad Words, que permite escolher de que forma os anúncios irão aparecer e para qual tipo de público irá ocorrer, deixando a segmentação para o operador da ferramenta, porém apresenta dados e estatísticas de desempenho das campanhas, assim como dicas, cursos e outros recursos para que o operador da ferramenta Ad Words possa executar um bom serviço e obter retorno usando o Google. Quanto mais o anunciante ganhar, mais a Google irá ganhar, já que a forma de cobrança é dada pela eficiência do serviço, cobrando taxas pelo desempenho do anúncio.

É possível escolher, locais, idade, sexo, interesses, entre muitas outras informações para o próprio operador da ferramenta atingir o público alvo certo para seu produto.

Segmentação Google
Figura 01 – Meios dos anúncios serem segmentados e veiculados.

Segundo o artigo do website IMASTERS, a ferramenta é responsável por 90% do faturamento do Google. De acordo com a Figura 01 os meios para se anunciar são:

Rede de Pesquisa

1) Links patrocinados: são resultados patrocinados que aparecem no começo de pesquisas feitas de acordo com o que foi buscado.

2) PLA: Anúncios de produtos aparecendo do lado direito da página de resultados de pesquisa.

3) DAS: Uma ferramenta que varre o website do anunciante e cria automaticamente anúncios direcionados.

YouTube

1) In-Stream: vídeos de introdução que são exibidos antes do vídeo selecionado para assistir.

2) Rede de Pesquisa dentro do YouTube: Anúncios espalhados pelo YouTube.

Display

Anúncios na rede de parceiros do Google. São websites que utilizam o serviço Ad-Sense para mostrar propagandas do Google e obter coparticipação na rentabilidade do Google com os anúncios. (Google Ad-Sense). Nesse formato também é possível escolher formas de segmentação, sendo por canais, tópicos ou sexo e idade.

Remarking

O exemplo do IMASTERS pode explicar de uma forma muito clara como esse método funciona:

Imagens/ banners: Com o remarketing, você pode alcançar as pessoas que visitaram páginas específicas em seu site anteriormente, quando elas visitarem outros websites da rede de display do Google ou usarem a pesquisa do Google. Exemplo: você consegue mostrar um banner de smartphone para pessoas que visitaram a categoria “Smartphones” em seu site.

Remarketing dinâmico: Já visitou um sapato, e depois, ele começou a aparecer em todos os lugares? É exatamente isso que o remarketing dinâmico do Google faz. Ele consegue captar a informação dos produtos que as pessoas visitaram em seu site, e cria um banner automaticamente para elas.

Conclusão

A Google oferece ótimas ferramentas para Marketing Digital, que permitem a análise e a segmentação de anúncios para seus usuários, atingindo diversas áreas e mídias, alcançando um público direcionado, criando a ligação entre consumidor e produtor e por fazendo o papel do marketing se cumprir com eficiência.

Referências

GOOGLE. Queremos que você entenda quais dados coletamos e utilizamos. (How Ads Work – Como os anúncios trabalham). < https://privacy.google.com/intl/pt-BR/your-data.html >. Acesso em 08 maio 2017.

IMASTERS. Google Ad Words: Principais funcionalidades da Ferramenta. 2013 < https://imasters.com.br/tecnologia/e-commerce/google-adwords-principais-funcionalidades-da-ferramenta/?trace=1519021197&source=single >. Acesso em 08 maio 2017.

GOOGLE AD SENSE. < https://support.google.com/adsense/topic/1261918?hl=pt-BR&ref_topic=1250104 > Acesso em 08 maio 2017.

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