A Importância do Conteúdo Direcionado para o Sucesso dos Sítios de Comércio Eletrônico

A Importância do Conteúdo Direcionado para o Sucesso dos Sítios de Comércio Eletrônico

Sérgio Henrique D. de Oliveira

Resumo

O artigo apresenta uma breve ideia da importância do marketing de conteúdo para que uma empresa tenha visibilidade online e construa sua marca no meio digital agregando valor social.

Palavras-Chave

  1. Marketing na Internet    2. Estratégia de Conteúdo    3. Marketing Digital

  • Introdução

O Marketing de Conteúdo é uma maneira de criar envolvimento com o público alvo para fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios, e por conseguinte, a continuidade do produto ou serviço no mercado até que em tal ponto o produto ou serviço venda por si só; e  utilizando um ciclo de análise, se possa manter, funcionando como um motor de vendas.

  • O Marketing de Conteúdo

Segundo Torres dois elementos são fundamentais na rede: o conteúdo dos sites e as ferramentas de busca. Uma vez que o conteúdo é relevante a segmentação da ferramenta de busca permite que seja encontrado.

O conteúdo gerado deve ser consistente e a frequência deve ser contínua para manter ou alterar o comportamento dos clientes. Para isso é criado um Marketing de Conteúdo. Dessa forma, podemos dizer que o marketing de conteúdo é a arte de usar o conteúdo e informação para promover seu produto ou serviço.

O Marketing de Conteúdo, diferente do marketing tradicional, não é focado somente no produto ou serviço e sim na audiência e para isso é criada uma estratégia. Essa estratégia é elaborada seguindo, por exemplo, a metodologia dos 8Ps.

Segundo Halborson “Estratégia de Conteúdo é o planejamento para a criação, entrega e governança de conteúdo útil e utilizável”. Então a estratégia traça a linha do tempo do que será criada, de quando será postado, do que e qual a ordem dos artigos, imagens, vídeos e músicas que serão postados devem ter.

A estratégia abrange muitas áreas, por exemplo as áreas de design: cores, dimensões, tamanhos, proporções; linguagem: língua, tipo de redação; tecnologia: se há suporte a vídeos, animações, efeitos; desenvolvimento: SEOSearch Engine Optimization, onde o website possui uma estrutura previamente estudada para ressaltar em código computacional as palavras chaves do artigo em questão afim de ser colocado entre os primeiros resultados do buscador.

Além das áreas supracitadas, outras áreas que agem como direcionadoras também são utilizadas, como a área da psicologia; para entender o público e direcionar persuasão; área da sociologia para estudo da cultura, costumes e também de áreas exatas como estatística, para medir e mensurar os resultados e ainda indicar previsão de um artigo tornar-se viral.

  • Metodologia 8Ps do Marketing Digital

Segundo A Metodologia dos 8Ps do marketing digital apresentada por VAZ a estratégia começa pelo estudo do público alvo (1ºP – Pesquisa), para conhecer hábitos, ações, características e o comportamento online. Perguntas como: O que os clientes precisam? Com o que eles se importam? Qual informação poderá ser útil aos clientes? Seguindo para um planejamento de estratégia (2ºP – Planejamento), que em seguida será executado (3ºP – Produção) usando as plataformas e tecnologias online da empresa e publicado (4ºP – Publicação), escolhendo o tempo e quais conteúdos persuasivos serão publicados, tudo otimizado com ferramentas de SEO.

Após estes passos, o conteúdo relevante deve ser produzido (5ºP – Promoção), de forma que utilize as ações do usuário com o objetivo, de certa forma provocado, que ele se torne viral (6ºP – Propagação), espalhando-se pela rede de forma natural e com as respostas dos clientes a metodologia indica segmenta-los, para criar atendimento personalizado (7ºP – Personalização) fidelizando os clientes e agregando-os como parte integrante do marketing da empresa e por último a mensuração do conteúdo (8ºP – Precisão), usando estatísticas proporcionadas por ferramentas de análise especializadas para monitorar websites, medir e gerar relatórios, como por exemplo o Google Analytics, que oferece uma suíte de ferramentas gratuitas e analíticas, corporativas, para medir dados de sítios, aplicativos, tanto de dados digitais quanto dados off-line para se obter informações sobre o cliente.

  • Conclusão

Nas palavras da autora Halvorson “As pessoas não vêm a um website pelo design, mas sim pelo conteúdo” e na importância dos resultados de uma pesquisa em um buscador é sensato determinar que um bom conteúdo online é extremamente importante, não só pelo fato de todas as métricas, métodos e algoritmos, utilizarem-se análises que visam o melhor conteúdo e também dos métodos para se alcançar excelência, mas, também pelo bom senso de contribuir para a sociedade, agregando valor para que o conteúdo seja aproveitado tanto como utilitário como hedônicamente, já que muitos clientes buscam também o entretenimento na rede mundial de computadores, Internet.

Referências Bibliográficas

HALVORSON, Kristana. Estratégia de Conteúdo para a Web, Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital – Tudo o que Você Queria Saber Sobre Marketing e Publicidade na Internet e não Tinha a Quem Perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

VAZ, Conrado Adolpho. Os 8Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2011.

 

 

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