Informática, Tecnologia

Manutenção de Hardware de Computadores

Já foi a época que o pessoal de manutenção de hardware escondia as informações de como eles descobriam os problemas no hardware dos computadores.
A placa mãe possui um código sonoro. O usuário é avisado por meio de sons conhecidos por beeps, sons como “biiip” são emitidos pelo auto falante do computador, dependendo do número de beeps é possível saber qual é o tipo de erro.

O código de beeps varia de acordo com a marca da placa-mãe, devido ao uso de diferentes marcas da BIOS – Sistema Básico de Entrada e Saída (Award ou AMI por exemplo). Geralmente o manual da placa-mãe tem uma tabela com as sequências de beeps. A lista a seguir serve para quando não se tem o manual da placa mãe, ou ele não mostra a tabela de beeps. Válidos para a plataforma PC – Personal Computer.

  • 1 beep Curto: POST (Power On Self Test – Auto teste quando é ligado) Executado com sucesso: Este não é um beep de erro, é emitido quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este beep , verifique se o auto falante pc-speaker está ligado a placa mãe corretamente.
  • 1 beep longo: Falha no Refresh (Refresh Failure) : O circuito de reenergização de RAM (refresh) da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM
  • 1 beep longo e 2 beeps curtos ou 1 beep longo e 3 beeps curtos: Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.
  • 2 beeps curtos: Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória
  • 2 beeps longos: Erro de paridade: Durante o POST (Power On Self Test – Auto teste quando é ligado), foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção “Parity Check” encontrada no Setup.
  • 3 beeps longos: Falha nos primeiros 64 kB da memória RAM (Base 64 kB Memory Failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 kB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.
  • 4 beeps LongosTimer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.
  • 5 beeps: Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif.
  • 6 beeps: Falha no Gate 20 (8042 – Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chipset
  • 7 beepsProcessor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a frequência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.
  • 8 beeps: Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.
  • 9 beeps: Erro na memória ROM (ROM checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por uma atualização de BIOS mal sucedida ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.
  • 10 beeps: Falha no CMOS registro de reinicialização (CMOS shutdown register error): O chamado para o registro de reinicialização enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.
  • 11 beeps: Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse “refresco” conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s