Recuperando o Windows 7 / Vista

O fato do SO não inicializar não quer dizer necessariamente que houve a perda de dados. Se o seu sistema fica reiniciando e voltando para a tela da foto abaixo, o procedimento que vou descrever deve ajudar você. Para poder executá-lo, você precisará apenas do DVD de Instalação do Windows 7.

Coloque seu computador para inicializar pelo drive de DVD e deixe que ele carregue o Setup do Windows 7.  Será exibida a seguinte tela:

Selecione as suas opções de idioma (no nosso caso, Português do Brasil com teclado ABNT2) e clique em avançar. Feito isso, você irá para a tela onde seria dado início o processo de instalação do Windows Vista/7.

Nesta tela, clique na opção Reparar o Computador localizada no final da janela. Você então verá uma barrinha de progresso enquanto espera o programa de inicialização buscar os seus sistemas operacionais instalados.

Depois de carregar, o programa exibirá uma lista dos SO (Sistemas Operacionais) instalados no seu PC (caso você tenha mais de 1). Clique no que você deseja reparar, selecione a primeira opção (Use as ferramentas de recuperação…) e clique em Avançar >. Feito isso, você verá uma tela com diversas opções de recuperação do Windows, desde a maneira mais rápida (Correção de Inicialização, que nem sempre funciona pois eu mesmo pude testar!) até a mais “old school” (Prompt de Comando). Existem ainda opções para fazer teste de Memória RAM, usar a Restauração do Sistema para um ponto anterior ao problema se você tiver pontos de restauração disponíveis ou Recuperação de Imagem do Sistema, mas esta última só funciona se você tiver feito o backup completo do computador após a instalação. (Sabe aquela mensagem que o Windows 7 ficam mostrando logo após você instalar ele, pedindo para configurar o backup? É desse backup que você precisa para usar esta opção). Atente para o fato de que essa é a mais radical, sendo que TODOS os seus dados, programas e tudo mais que tiver instalado será SUBSTITUÍDO por esse backup.

No nosso caso, como vou ensinar a fazer como fiz no Windows XP, escolheremos a opção Prompt de Comando. Na versão do Vista/7, a Microsoft retirou o Console de Recuperação e adicionou essa opção, pois esse prompt de comando é similar ao que pode ser usado no próprio Windows e tem mais opções do que o Console tinha. Na tela do prompt, se você tentar digitar os comandos “fixboot” e “fixmbr” verá que eles não funcionam, pois a MS também os trocou, mas a maneira de fazer continua a mesma. Você deve digitar:

  • bootrec.exe /fixboot
  • bootrec.exe /fixmbr

Lembrando que assim como no XP, você pode tentar usar simplesmente o chkdsk ou a Correção de Inicialização (talvez para você funcione!) e ver se volta a iniciar o sistema. Senão, tente esses dois comandos acima!

Obrigado pela leitura, aguardo os comentários e até a próxima!

O tutorial foi retirado (mas não copiado integralmente) do site iotecnologia.com.br e corrigido. As imagens também foram retiradas de lá. Todos os créditos à Paulo Higa, autor do GuiaDoPc.

Anúncios
Recuperando o Windows 7 / Vista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s