Informática, Notícias, Softwares

Linux Mint 13 lançado

O Linux é um sistema operacional, como o Microsoft Windows ou o Apple Mac OS-X, só que ele é livre. Você pode usar sem pagar nada. Cada pacote Linux personalizado chama-se distribuição. A distribuição é a somatória do projeto Linux, o núcleo de funcionamento junto com os softwares da fundação software livre, projeto GNU, por isso é correto chamarmos o Linux de GNU/Linux.

Uma das distribuições mais bonitas que existe é o Linux Mint. Muito confortável de usar o Linux Mint já vem com tudo que você precisa, Office (Aplicativos para escritório), gravador de CD/DVD, editor de imagens e ainda você pode adicionar muitos outros softwares livres da central de programas dele, como editores de vídeo, messengers, conversores, jogos.

A versão lançada possui o codinome Maya, em homenagem aos Maias e possui duas opções, uma usando a interface gráfica MATE (para quem gosta de uma aparência clara) e outra usando o Cinnamon (para quem gosta de uma aparência escura). Ele é baseado no Ubuntu, que por sua vez é baseado no Debian, então qualquer pacote de software com extensão .deb funciona nele.

Experimente usar Linux, possui muitas vantagens, a primeira é que você não paga licença alguma, tem muita ajuda na internet e em grupos de discussão, não tem a chatisse de vírus, não precisa de anti vírus, não desfragmenta a unidade de disco, não precisa de drivers básicos, ele reconhece a maioria, tudo que não for proprietário. Instala e desinstala softwares com um ótimo gerenciamento, sem deixar lixo e com correção de arquivos incompletos, com o tempo o Linux fica funcionando da mesma forma que ele funciona quando instalado. Entre muitas outras vantagens.

O GNU/Linux é um sistema operacional como o Microsoft Windows, porém ele é desenvolvimento por programadores no mundo inteiro, é uma comunidade que contribui para o sucesso do sistema, atualizando muito rapidamente, corrigindo erros e inovando.

Linux Mint 13 disponível em: < http://www.linuxmint.com/ >. O website está em inglês mas ao instalar você terá um sistema operacional completo em Língua Portuguesa.

Se você quiser baixar direto pode utilizar os servidores abaixo:

Para um computador com processador 32 bits (Celeron)

Com a interface gráfica MATE

http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/13/linuxmint-13-mate-dvd-32bit.iso >

Com a interface gráfica Cinnamon (recomendo)

http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/13/linuxmint-13-cinnamon-dvd-32bit.iso >

Para um computador com processador 64 bits (Core i5, i7)

Com a interface gráfica MATE

http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/13/linuxmint-13-mate-dvd-64bit.iso >

Com a interface gráfica Cinnamon (recomendo)

http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/13/linuxmint-13-cinnamon-dvd-64bit.iso >

Como o lançamento foi Quarta-Feira a página em Língua Portuguesa do sistema ainda não foi atualizada, ela está disponível em: < http://www.linuxmint.com.br/download >

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s