Interessante

Como o chá pode despertar-nos e nos acalmar?

Sem dúvida, a beber chá é bom para nossa saúde geral. Muito já foi escrito sobre os benefícios do seu princípio estimulante psicoativo, a cafeína, que melhora a função mental, vigilância e atenção. Há muitas bebidas populares contendo extratos de folhas de chá que são comercializados com alegações de que estas bebidas lhe ajudará a concentrar-se ou concentrar-se melhor. Paradoxalmente, outras bebidas que contém extratos de chá possuem alegação de que eles têm propriedades relaxantes e calmantes. Isso parece contraditório. Como é possível que beber chá pode estimular a mente, melhorar o foco e fornecer energia mental e, simultaneamente, induzir o relaxamento e tranquilidade?

A resposta é devido à presença da teanina que é encontrada no chá. A teanina é um aminoácido não formador de proteínas, que se obtém principalmente da planta do chá (Camellia sinensis), onde é muito abundante, chegando a constituir cerca de 50% de todos os aminoácidos presentes nesta planta, o que supõe aproximadamente 2% do seu peso total. Trata-se de um aminoácido derivado do ácido glutâmico, que pode atravessar a barreira hematoencefálica e chegar ao sistema nervoso, onde se comprovou que favorece o aumento dos níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores muito relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar, e com a diminuição do nervosismo e da insônia.

Pesquisadores demonstraram que este aminoácido cria uma sensação de relaxamento em aproximadamente 30-40 min. Após a sua ingestão por 2 mecanismos de ação:

1. Estimula a atividade elétrica do cérebro produzindo Ondas Alfa.

Isso cria um estado de relaxamento e alerta mental semelhante ao atingido através da meditação.

2. Influencia a bioquímica cerebral aumentando o nível de três neurotransmissores (dopamina e serotonina e gaba). Estas substâncias produzem sensações de relaxamento e bem-estar.

Portanto, as ações combinadas da teanina e cafeína são responsáveis pelos efeitos complexos e agradáveis do chá sobre o cérebro. A cafeína, como todos os bebedores de café estão bem conscientes, é um estimulante mental. A teanina é o anti-estimulante. Assim, o chá pode tanto estimular nossa mente, através da cafeína e relaxá-la através da ação da teanina.

Fonte: http://www.psychologytoday.com/blog/your-brain-food/201103/tea-s-janus-effect-upon-the-brain

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s