Informática

Como encontrar vírus em seu pendrive

Vou apresentar uma forma de você descobrir se existe vírus em seu pendrive/flashdisk ou HD externo. Existem vários tipos de vírus, esse método que apresentarei identifica o tipo que ataca tentando usar a inicialização do pen drive. Tudo que estiver escrito para o pendrive, vale também para o HD externo que você utiliza como armazenamento. Aviso que a leitura de todo o texto contido aqui é importante e que você irá fazer, se fizer, as ações descritas aqui, por sua própria conta e risco, isto é, não sou responsável pelo seu pendrive.

Sabe quando você coloca seu pen drive no computador e ele não mostra nada ou ainda, quando você clica em cima do ícone do driver dele no Meu Computador e ele não faz nada? Seu pendrive pode conter um vírus.

Hoje em dia os sistemas operacionais Windows se tornaram mais seguros e quando você tem uma conta limitada neles os executáveis não instalados não conseguem serem executados sem a permissão do usuário, isto dificultou a infecção por vírus no sistema, porém eles têm uma nova forma de se espalharem.

Quando você coloca seu pendrive ou outro dispositivo de armazenamento na porta USB, o sistema operacional faz uma varredura procurando os arquivos, caso ele encontre um arquivo chamado autorun.inf ele executará o que está escrito dentro dele.
O pendrive não necessita deste arquivo, a menos que exista alguma aplicação no seu pendrive que utilize este arquivos, por exemplo, se quando você conecta seu pendrive ele abre um menu na barra de tarefas, ou algum programa no pendrive que abra automaticamente uma aplicação para o usuário, caso contrário o arquivo servirá para executar algum programa malicioso.

O que acontece é que, certos vírus gravam este arquivo no pendrive e escrevem nele instruções para executar um outro arquivo que eles também guardam no seu pendrive, logo, quando você conectá-lo ao computador o SO (Sistema Operacional) executará os comandos do autorun.inf, executando o vírus e colocando-o na memória do seu computador. O vírus então fica aguardando você conectar um próximo pendrive, quando você conecta, ele se copia para ele. Ou ainda aguardam você se conectar na Internet, usando seus programas de navegação ou messenger infectam outros ou enviam informações coletadas no seu computador, por exemplo, podem enviar suas senhas salvas no navegador.

Então você leva de casa para o trabalho, do trabalho para casa, da LAN (Local Area Network – Rede de Área Local) para casa e por aí vai, espalhando.

Existe uma maneira de você proteger seu pendrive contra este tipo de ataque.

1) A inicialização do pendrive:

Como já expliquei, quando o pendrive é conectado no microcomputador e assim que o sistema operacional o identifica disponibiliza uma letra de unidade para ele, assim ele funciona como um disco de armazenamento externo, todo disco de armazenamento pode ter alguns arquivos que indicam a o que fazer na inicialização dele, um deles é o autorun.inf. No autorun.inf ficam pode estar indicado qual o ícone que deve aparecer na unidade e qual programa deve ser carregado quando o pendrive é inserido.

2) Encontrando o autorun.inf

O arquivo autorun.inf geralmente fica oculto, então precisamos habilitar a visualização de arquivos ocultos no Windows, para fazer isso:

 

Figura 1
Figura 1

 

a) Abra uma pasta no Windows, por exemplo, o Meus Documentos. No Windows XP siga para Ferramentas -> Opções de Pasta e clique. Veja figura 1.

 

Figura 2
Figura 2

 

b) Clique na aba Modo de Exibição (Figura 2)

 

Figura 3
Figura 3

 

c) Os itens devem estar como mostrado na Figura 3 mostrado pelas setas vermelhos.

 

Figura 4
Figura 4

 

c)  Troque para o item “Mostrar pastas e arquivos ocultos” e desmarque os itens: “Ocultar extensões dos tipos de arquivos conhecidos” e “Ocultar arquivos protegido do sistema operacional (recomendado)“. Veja a Figura 4.

 

Figura 5
Figura 5 - Responda SIM

 

d) Você será questionado se deseja mesmo desmarcar, responda sim. (figura 5)

 

Figura 7
Figura 7

 

e) Entre na unidade  em que seu pen drive está, por exemplo, F:/.

f) Verifique se existe alguma pasta chamada Recycler, se existir delete ela, pendrive não precisa de lixeira.

g) Verifique se existe outro arquivos ocultos, observando se o ícone está meio apagado, se existir, verifique se o nome não é de um arquivo que você conhece e que foi você quem fez, se não for pode apagar, raramente guardamos arquivos ocultos em um pendrive e geralmente quando existe é vírus.

h) Por último procure o arquivo autorun.inf no diretório raiz do pendrive, se ele existir pode apagá-lo.

O Autorun é o único arquivo capaz de fazer algum programa no pendrive executar quando ele é inserido, tirando ele todo o mal que o vírus pode causar não será ativado quando você insere o pendrive em alguma má
quina.

Dúvidas? Comente!

 

Anúncios

1 thought on “Como encontrar vírus em seu pendrive”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s