Administração

Poder aumenta hipocrisia nas empresas, revela pesquisa

Os mais “poderosos” nas empresas endurecem o julgamento quanto aos outros, enquanto “pegam leve” consigo mesmos e negligenciam suas atitudes.

O poder inspira a hipocrisia, revelou uma pesquisa realizada por universidades com profissionais que atuam no mercado de trabalho e que tinha como objetivo saber por que as pessoas poderosas, que normalmente têm uma alta moral, não praticam o que pregam.

A pesquisa mostrou que o poder faz as pessoas endurecerem o julgamento quanto aos outros, enquanto “pegam leve” consigo mesmas.

“De acordo com a nossa pesquisa, poder e influência podem causar uma desconexão entre julgamento público e comportamento pessoal e, como resultado, o poderoso é rígido em seu julgamento com os outros, enquanto é mais leniente com suas próprias atitudes”, disse o professor responsável pela pesquisa, Adam Galinsky, da Northwestern University in Evaston, segundo o portal The World Science.

A pesquisa

Realizada em parceria com a Tilburg University e publicada no Psychological Science, a pesquisa simulou experiências de poder entre os profissionais consultados, sendo que, enquanto alguns participantes ocupavam a posição de primeiro-ministro, outros eram civis.

Eles eram submetidos a dilemas de moral relacionados a quebrar regras de trânsito, declarar impostos e devolver uma bicicleta roubada. Durante uma série de cinco experimentos, os pesquisadores examinaram o impacto do poder na hipocrisia moral. O resultado foi que as pessoas com mais poder se mostraram mais hipócritas.
A pesquisa mostrou que, por outro lado, pessoas que não se sentem dignas da posição de poder tendem a ser mais intransigentes consigo mesmas.

“No fim das contas, a hipocrisia perpetua as desigualdades sociais. O poderoso impõe regras e restrições aos outros e negligencia essas restrições a si mesmo, enquanto que o poder colabora por reproduzir as desigualdades sociais, porque os poderosos não sentem o mesmo direito dos demais”.

Por Flávia Furlan Nunes , InfoMoney

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s