Análise da Variação da Velocidade do Speedy

Para analisar a qualidade do serviço Speedy, prestado pela Telefônica, deixei um software analisando a velocidade do download durante a noite. O teste foi iniciado às 23h e durou 1 hora, veja só o resultado:

Variação da velocidade do Speedy
Variação da velocidade do Speedy

Cada ponto no gráfico é um registro de velocidade que foi feito de 30 em 30 segundos. Como pode perceber a velocidade era grande num certo tempo e pequena demais noutro. Logo é possível concluir que enquanto sua velocidade é boa, é ruim para outra pessoa, e quando para outra pessoa é boa e ruim para você, assim todos ficam compartilhando altos e baixos e o serviço não mantém se estável. Houve momentos que praticamente zerou a velocidade e por pouco o download não encerrava, porque antes de atingir o tempo mínimo sem download a velocidade voltava.

Eu paro por aqui, mas é fácil tirar muitas conclusões de como o sistema funciona. Num próximo artigo, com mais amostras de testes, uma análise mais detalhada.

Anúncios
Análise da Variação da Velocidade do Speedy

2 comentários sobre “Análise da Variação da Velocidade do Speedy

  1. Bom, isso ocorre em qualquer serviço de internet com controle de banda com burst configurado. O Burst Speed funciona da seguinte maneira:
    Ao estabelecer uma nova conexão, o QoS deixa esta nova conexão eu uma velocidade um pouco acima da média normal do contrato [normalmente a conta é assim: Velocidade contratada+ (Velocidade contratada/3) ]. Ele deixa esta conexão por um tempo de normalmente 30 segundos. Se esta conexão continua por mais de 30 segundos, ela irá baixar a velocidade logo em seguida para um pouco abaixo da velocidade do plano (normalmente 15% a menos, se não estiver congestionado). Esta técnica é usada para dar a sensação de velocidade de navegação quando se está baixando arquivos pequenos (HTML, imagens..). Mas para fazer download, isso não ajuda tanto. Este gráfico está assim muito provavelmente por que se estava usando um torrent na rede (muitas conexões abrindo e fechando).

    É isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s