No Dia do Rock, A Lembrança do que Mudou!

Rock_dinheiroO país vai bem, não temos mais ditadura, a revolta está mínima, e as bandas já não querem mais mudar o mundo. Aquele comportamento com letras revoltadas e fortes críticas passou para músicas românticas e baladas sobre rotinas e amor. Este é o nosso rock atual.

Antigamente para um disco se tornar bem vendido tinha-se uma campanha de marketing grande, tínhamos as vendas, e só depois das vendas alcançarem certo número é que compensava montar um show, pois as pessoas estariam já conhecendo as músicas e com imensa vontade de vê-las ao vivo. Hoje temos uma indústria rentável para shows, ou pelo menos rápida, a música se espalha por mp3, todo mundo se acostuma com o som, logo o show se torna viável rapidamente. Hoje os artistas novos são apresentados pelos já famosos, como antigamente era, só que agora o arquivo mp3 da música é encontrado facilmente para se ouvir.

A atualização do movimento “Rock“, que não é o Rock, fato!

Rock In Rio foi feito em Lisboa em sua última edição, e Ivete Sangalo tocou lá, muito rock’n roll não acha?
Eu achava que o estilo da Ivete Sangalo era Axé (obs.: não tenho nada contra o Axé)! Eu mudo mentalmente o slogan do Rock In Rio de “O sonho está de volta” para “O sonho não é mais o mesmo”, risos.

Então quer dizer que o próprio Rock In Rio deixou de ser rock?
Bom, se o rock que você se refere é o compasso da música; sertanejo, pop, dance são rock. Rock é o apelido ao compasso quartenário (1 e 2 e 3 e 4 e…) na música. Mas se referir a cultura rock, aí sim, o Rock In Rio em suas últimas edições não foi totalmente rock e sim um festival como outros de música, com vários estilos, na verdade só foi rock nos 2 primeiros!

Aqui no Brasil, devido ao dinheiro, o que se alimentou do rock modificou-se para atender a atualidade e toda aquela filosofia rock’n roll tanto defendida passou a não ser válida. Rádios que só tocavam rock e descriminavam outros estilos, falando mal deles, mudaram e hoje são como as rádios das quais elas mesmas anunciavam-se preconceituosas.

Quem lembra dos “Clubbers“? Aqueles que só ouviam Dance e Techno dos anos 90 e não escutavam rock? As rádios denegriam a imagem deles expondo-os ao ridículo e classificando as músicas como “Puts-Puts”, em referência a batida e aos pratos eletrônicos das músicas Dance/Techno. Hoje estamos espertos quanto ao preconceito e discriminação, mas ele ainda ocorre! Quem nunca ouviu alguém falar mal dos “Emos“? Podemos compará-los aos Clubbers dos anos 90? Houve uma inversão de papéis?

Nos anos 90 bandas mais rap e eletrônicas do que rock foram surgindo e o rock sumindo das rádios, aí de Metallica, Iron Maiden, The Offspring, Pearl Jam passou a tocar na rádio Limp Biskit, Link Park…, aí vieram as bandas mais pop Creed, Three Doors Down, Coldplay,  até chegarmos em Black Eyed Peas, Lady Gaga e novamente o Dance entrou nas “paradas”, assim como do New Wave fomos para o Dance dos anos 90.

Então vamos fazer uma brincadeira só para abrir a mente, supondo o seguinte: O rock está meio que em “crise”, ou melhor, vamos dizer a  “música” em geral, então as bandas pararam de ganhar muito dinheiro lá fora do Brasil e agora descobriram no Brasil uma forma de render dinheiro, então temos os shows internacionais vindo para cá mais facilmente! Vieram: Cyndi Lauper, Madonna, U2, Simple Minds, A-Ha, Scorpions, Roger Waters, Elton Jonh, Coldplay, Rush, Metallica, The Cranberries, The Platters. Talvez quando Lady Gaga e o Justin Bieber conseguir bastante grana lá fora, os empresários deles tragam eles aqui, por enquanto deve ser muito caro alguém patrocinar eles para virem pra cá, já que fora daqui está mais rentável.

Mais um exemplo?
Este ano temos o Festival Woodstock no Brasil!
risos!

Anúncios
No Dia do Rock, A Lembrança do que Mudou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s