Qual o melhor navegador (Browser)?

navegadoresVocê navega pela internet usando qual navegador (browser)? Já experimentou outro?
Vou apresentar alguns navegadores para Sistemas Operacionais de máquinas desktop.

De tempos em tempos eu procuro novos softwares e novas versões dos quais eu uso. Abaixo descrevo os navegadores que testei e que achei de cada um deles. Na análise eu observei os seguintes pontos: ocupação da memória, visual, possibilidade de extensões, ferramentas para o desenvolvedor, velocidade na renderização das páginas (desenho da página na tela), cumprimento de normas W3C.

Safari

Safari 5
Safari 5

O Safari melhorou bastante, as primeiras versões para Windows travavam bastante, agora a versão está bem melhor. O navegador é simples, elegante e com efeitos especiais. Não é a minha escolha porque não tem as facilidades como seus concorrentes, uma delas são as extensões. A boa notícia é que o renderizador dele já aceita grande parte das normas W3C e as páginas que usam as tecnologias da web 2.0 funcionam bem nele. O fabricante é a Apple. No site do software existe a frase “The world fastest browser”, traduzindo, “O navegador mais rápido do mundo”.

Roda em Microsoft Windows e Apple Mac OS-X

Pontos fortes

A renderização (desenho) da página web é ótima; reconhece a maioria dos padrões atuais; o design é simples; a usabilidade é boa, é possível navegar no histórico vendo miniaturas dos sites. Está traduzido para Língua Portuguesa.

Pontos fracos

Animações em Flash com fundo transparente não são suportadas; o programa não é muito leve para executar; não é possível instalar o Safari numa máquina onde você não seja o administrador.

Testado a versão 5.
Baixar o Safari

Opera

opera10-54
Site do Opera

O Opera é uma boa escolha para navegador também, o fabricante tem investido em versões para outras plataformas. O novo visual do Opera 10.5 também lembra muito o Google Chrome. Após a instalação do navegador durante a primeira navegação uma página abrirá, nela conterá a frase: “O navegador mais rápido na Terra”.

Roda em Microsoft Windows, Apple Mac OS-X e GNU/Linux

Pontos fortes

O novo visual do Opera 10.5 lembra muito o Google Chrome. Ele possui um visual limpo e as ferramentas são todas acessadas em menus que ficam ocultos. Já reconhece boa parte das regras novas da W3C. Está traduzido para Língua Portuguesa.

Pontos fracos

Eu percebi algumas falhas na renderização, em algumas páginas partes do site ficam piscando ao movimento do mouse, algumas partes do site parecem com fendas e quando se passa o mouse por cima as fendas somem, são vários pequenos bugs deste tipo.

A movimentação de efeitos em efeitos em sites que usam JavaScript não é tão linear, isto você perceberá dependendo da máquina que está, se ela tem bom hardware ou não. Ele é pouquinho pesado para máquinas com pouco hardware.

A aplicação Turbo, software embutido que faz a qualidade das imagens de um site ficarem baixas para você navegar mais rápido, não é tão eficaz. Testei numa conexão lenta (50 ~ 128 kbps) e o Opera se portou neste quesito mais lento do que o Firefox e o Chrome. O Opera com todas as ferramentas acabou ficando mais pesado e ocupando mais memória.

Para redes que usam servidor proxy com autenticação o Opera não é uma boa opção, ele pode engasgar dependendo da configuração da rede e o navegador fica pedindo senha para cada um dos elementos que ele vai carregar da página, mesmo que a senha esteja memorizada.

A ferramenta para desenvolvedor (DragonFly) também está presente nesta nova versão, mas continua lenta e pesada.
O Opera pode ser instalado na sua máquina mesmo se você não for o administrador dela e possui o programa instalador para você instalar offline também.

Testado a versão: 10.54
Baixar o Opera

Firefox

Firefox 3.6.6
Firefox 3.6.6 com Tema Chromifox Extreme

Para mim o Firefox continua insuperável, ainda mais pelas ótimas extensões que ele possui. Quando comecei a usar o Google Chrome quase me convenci que tinha encontrado algo melhor, mas quando testei extensões que eram parecidas no Google Chrome não encontrei a mesma qualidade das do Firefox. Mas entre o Google Chrome puro e o Firefox puro, escolho o Google Chrome.

Roda em Microsoft Windows, Apple Mac OS-X e GNU/Linux

Pontos fortes

O Firefox renderiza a página com muita qualidade, e faz isso rapidamente, reconhecendo a maioria dos padrões Web, funcionando muito bem com Web 2.0, e completado por ótimas extensões como corretor ortográfico para qualquer campo de texto nas páginas, aplicações para postar no Twitter, MySpace, Facebook, conversar no MSN, melhoria para fazer download de todos os elementos de uma página, sincronização de favoritas via Delicious, salvar animações em Flash, vídeos do YouTube, músicas de site, etc. Permite alterar o visual, inclusive o leiaute.

Está traduzido para Língua Portuguesa.

É possível instalar o Firefox em uma máquina que você não seja o administrador, basta instalar na área de usuário e não compromete o sistema e com isso você pode copiar a pasta de instalação para um pen-drive/flash-disk e ter o Firefox funcionando diretamente dele (isso executando no Windows).

As ferramentas para desenvolvedores de páginas são ótimas.

Pontos fracos

Quanto mais extensões você instala no Firefox, mais potente ele fica, e como consequência vai demorando mais para iniciar, mas não é nada significativo.

O Firefox requer uma boa quantidade de memória para iniciar rapidamente, num micro com memória RAM de 512 MB ele demora um pouquinho para aparecer na tela, e claro, quanto mais abas estiverem abertas mais a resposta dos cliques vai diminuindo. Neste quesito o Google Chrome leva uma pequena vantagem.

Testado a versão 3.6.6.

Dica de extensões para Firefox:

  • Chromifox Extreme – Deixe o Firefox muito parecido com o Google Chome.
  • Vero – corretor ortográfico para Língua Portuguesa.
  • DownThemAll – Controle seus downloads, pause, retorne, baixe tudo de uma página de uma só vez.]
  • Echofon – Cliente para Twitter com suporte a usar várias contas.
  • Delicious – Permite pesquisar nas suas tags do Delicious e adicionar links com um clique.

Baixar o Firefox

Chrome

Chrome 5
Chrome 5

O Google Chrome é o navegador mais leve para se carregar na memória, tem um aproveitamento de tela muito bom, já que suas abas ficam sobre a barra de título do software, para telas de 19 e acima, isto não é tão necessário, mesmo porque os sites não são tão grandes, mas para notebooks e laptops sim. O Google Chrome é simples e rápido, tão simples que alguns recursos lhe faltam!

Roda em Microsoft Windows, Apple Mac OS-X e GNU/Linux

Pontos fortes

Leve, simples, aproveitamento da tela melhor, instala no micro sem que a pessoa necessite ter uma conta de administrador (Windows). O JavaScript funciona muito bem nele, permite trocar o visual. Possui ferramentas para desenvolvedores. Possui instalador offline e é possível usar uma versão portável diretamente do pen-drive

Pontos fracos

Não permite ser executado diretamente de pen-drive/flash-disk, não possui instalador offline, as extensões ainda são pobres. Fica pergunta em todas as visitas se você quer que ele traduza o site e não guarda sua decisão. O corretor ortográfico não está atualizado para o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

Fica devendo uma ferramenta de desenvolvedor melhor que a atual.

Testado a versão 5.0.375.70
Baixar o Chrome

Flock

flockflock_socialFlock – o navegador social, tudo porque possui barras e ferramentas para você se conectar nas mais importantes redes sociais. O Flock é um navegador que possui como base a renderização da Mozilla, é como se fosse um Firefox voltado para Redes Sociais.

Roda somente em Microsoft Windows.

Pontos fortes

Ele tem telas de logins preparados para se conectar e interagir com as Redes Sociais. Tem a renderização da página feita por um motor da Mozilla, mesma empresa que faz o Firefox. Possui instalador offline.

Pontos fracos

Não instala sem que você tenha uma conta de administrador. É um pouquinho pesado para micros com pouco hardware. Não tem em Língua Portuguesa. Faltam extensões.

Testado a versão 2.6.0
Baixar o Flock

Internet Explorer

O pior navegador se comparado com todos acima. Tem a renderização da página não tão boa, mas já é uma grande evolução da versão 8 em relação as 2 versões anteriores do Internet Explorer, não é bom em desenhar as páginas na tela, principalmente os web sites novos, em vários problemas com as regras para estilos (posição, seleção, etc) dos objetos das páginas e também é lento ao carregar uma página da Internet.

Mas se você usa o Internet Explorer, espero que use a versão 8, se não, troque-a urgente! Versões antigas são vulneráveis a falhas de segurança e suportam menos ainda recursos da Web 2.0.  Hoje eu uso o Chrome e o Firefox, Chrome para coisas rápidas,  algo do tipo entrar e sair da Internet só para ler informação e uso o Firefox quando quero navegar tranquilamente, baixar vídeos, músicas, ver imagens, usar Twitter, guardar links, etc. Tenho o Opera, o Safari e o Flock somente para testar como o site que faço fica neles, para ver se está compatível.

Pontos fortes

É bem superior que as versões antigas do Internet Explorer. A segurança do navegador atual está bem aprimorada.

Pontos fracos

Não instala sem que você tenha uma conta de administrador e também não desinstala  em Windows já que o Windows depende dele para várias coisas. Páginas demora pra carregar. Não entende várias regras de estilos para desenho das páginas na tela.

***

Dica para navegação:

  • Use a tela inteira, geralmente a tecla de atalho F11 é usada para entrar em tela inteira em um navegador e novamente F11 para sair.
  • Tenha uma conta no Delicious e procure uma extensão para o seu navegador. O serviço Delicious possibilita você sincronizar de onde estiver os seus links favoritos.
  • Se você utiliza o Twitter procure um cliente para Twitter. É muito mais cômodo usar um cliente para Twitter do que usar a interface do Twitter.

Todos os comentários expressam uma opinião particular, você pode experimentar os navegadores e tirar suas próprias conclusões. Todas as marcas citadas são de propriedade de seus fabricantes.

Anúncios
Qual o melhor navegador (Browser)?

3 comentários sobre “Qual o melhor navegador (Browser)?

  1. Ramon disse:

    Gostei muito do seu blog e das suas publicações. Gostaria de saber o que acha da nova versão do google Chrome?

    Desde já agradeço.

    Ramon Nascimento

    Ps. Se aparecer novas publicações de química ou de manutenção de computadores me avise. Grato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s