Informática, Windows

É possível alterar as letras (rótulos C:, D:, etc.) de partições, sem afetar o conteúdo do que lá está?

É possível alterar as letras (rótulos de volume, C:, D:, etc.) de partições, sem afetar o conteúdo do que lá está?

Sim é possível. Em Windows, claro, pois em Linux não existe letras! Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador ->Item: Gerenciamento de Disco. Lá é possível mudar a letra. Veja em: <  http://support.microsoft.com/kb/307844/pt-br >

Não afeta o que tem na partição, mas afeta os programas que estão instalados que consideram a partição a ser mudada, por exemplo:

1) Você copiou o CD do Office na partição D: e instalou a partir dela. Aí mudou a letra da partição D: para F:. Toda vez que o Office quiser o CD de instalação ele procurará na partição D: e não encontrará.

2) Algum programa gravou a configuração de usuário escrevendo no arquivo a letra da unidade (software mal feito!) e quando você trocar ele perderá suas configurações.

Não é recomendado mudar a letra por esses motivos e alguns outros que podem ser imaginados por experientes de informática, principalmente se for a letra da partição que contém o sistema operacional. Mas você pode testar, muda para a letra desejada e começa a usar ela, se apresentar erros você volta para letra que ela estava, sem problemas.

EU já mudei! Nas duas condições, em uma partição que era de arquivos e uma que continha o Sistema Operacional e no meu caso só tive problema com o Office. Desinstalar e instalar o Office de novo resolve isso. No meu caso eu editei o registro do Windows. Até hoje não tive mais problemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s