Ubuntu usa nativamente Firefox como navegador de internet. É a melhor ou a única opção em navegador compatível com Linux?

Ubuntu usa nativamente Firefox como navegador de internet. É a melhor ou a única opção em navegador compatível com Linux?

Não é a única opção, também existem: Google ChromeEpiphanyGaleonKonquerorOperaSeamonkeyDilloKazehakaseMidoriNetsurf, entre outros.

Como pode ver existe (suponho) até mais navegadores para Linux do que para Windows, e muito menos existe para Mac. Para mim noMac só rodam os mais famosos: Safari Firefox tenho certeza.

Não perca tempo instalando os outros, Firefox é o melhor no LinuxGoogle Chrome no Windows é bom, foi feito para ser leve, rápido e simples, e de fato é, até simples demais. No GNU/Linux ainda é versão beta.

Eu como gosto de usar o serviço Delicious, e os plugins DownThemAll, Echofon, entre outras extensões, não há melhor do que o Firefox. Que roda elas tanto em ambiente Windows como em Linux.

Dica: Uma muito útil:  Extensão Vero:  http://shdo.com.br/softwares/?p=285. Extensão com corretor ortográfico já com o novo acordo da Língua Portuguesa.

Google Chrome possui um correto ortográfico também, mas não é com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

Dica 2: Deixe seu Firefox como o Google Chromehttps://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/10674/

Eu uso o Google Chrome quando quero entrar rapidamente e procurar algo com urgência na Web. E uso o Firefox quando quero navegar pela web tranquilo, fazendo downloads, assistindo videos, salvando links no Delicious, conversando no Twitter, etc.

Google Chrome às vezes dá erros em sites que possuem animações em flash, as extensões também não são tão bem feitinhas como as do Firefox, todas que testei, e não foi poucas, não eram tão boas como as do Firefox. Mas sem dúvida alguma que o Google Chrome é muito melhor do que o Internet Explorer 8 e seus anteriores.

Li e ouvi falarem que a Microsoft fez acordo com a Mozilla para o Firefox ser o navegador padrão no próximo Windows. Deve ser pelo medo do Google Chrome se tornar mais forte, mas não posso afirmar porque não guardei a fonte da notícia.

Google Chrome também inspirou-se no Firefox. Outro que inspirou-se no Firefox foi o Opera. Quanto ao Opera, testei a última versão (10.53) e não está boa, fala que é mais rápida, que é o navegador mais rápido de todos (assim como o Safari fala), mas não é, aliás todo aquele esquema para fazer baixar e mostrar a página mais rápido só atrapalha mais ainda a navegação. Mostrando para o usuário a página HTML só para mostrar algo na tela em quanto monta o designe lendo os arquivos CSS do site.

Outra coisa que percebi no Opera foi que o uso do botão na barra de título, assim como no Microsoft Office está em uso. Quem usa também este estilo de posicionamento de botão é a nova interface gráfica do Firefox 4, que ainda não foi lançada, mas está disponibilizada na Internet. Dê uma olhada: http://blog.stephenhorlander.com/2009/12/

O Opera usa as tabs na barra de título assim como o Google Chrome, aliás esta é uma das grandes vantagens do Google Chrome, o aproveitamento da tela é maravilhoso, principalmente para quem sua telas widescreen em notebooks/laptops/netbooks.

Como faço websites e preciso que funcione em todos, tenho os seguintes navegadores instalados (no Windows):

Eu tinha o Internet Explorer 6 (IE6) instalado também, mas estou retirando o suporte do site para este navegador, assim como  fez o Orkut e outros sites, a meta é que todo mundo atualize facilitando a vida dos programadores e a usabilidade dos usuários.

O problema ainda são as empresas, algumas pelo software SAP ERP ou outros softwares antigos que só funcionam em versões Internet Explorer 6, mas eles podem instalar Google Chrome Firefox para usarem a Internet.

Em alguns dias eu colocarei um artigo que já escrevi falando sobre as vantagens e desvantagens de cada navegador. No Linux uso o Firefox, mas tenho instalado o Epiphany, o Galeon e o Konqueror e não recomendo nenhum deles, são muito primitivos na forma com que apresentam/desenham a página. O Konqueror é o melhorzinho deles.

Conclusão: Para mim, que sou desenvolvedor, Firefox está em primeiro lugar, Google Chrome em 2º. Para outros usuários que somente navegam e nada mais, o Google Chrome pode ser melhor porque aproveita melhor a tela,  é mais rápido para iniciar e ocupa um pouco menos de memória do que o Firefox (mesmo assim o Chrome tem alguns probleminhas no gerenciamento de memória), mas é possível contornar um pouco este problema, veja em: < http://info.abril.com.br/dicas/internet/browsers/libere-memoria-usada-pelo-chrome.shtml >

Dicas para Firefox:

Usando o Delicious:

Até mais.

Anúncios
Ubuntu usa nativamente Firefox como navegador de internet. É a melhor ou a única opção em navegador compatível com Linux?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s