Educação

Brasil assina acordo para a reconstrução da educação superior no Haiti

País assume compromisso de estabelecer mecanismos de cooperação acadêmica em matéria de educação superior, nas modalidades de graduação, graduação-sanduíche, pós-graduação plena e pós-graduação sanduíche.

Ainda devastado pelo terremoto que matou mais de 200 mil pessoas em janeiro de 2010, o Haiti começa agora a se reconstruir, e com ajuda brasileira. O governo federal assinou em Porto Príncipe com o governo haitiano, no dia 25 de fevereiro, um memorando de cooperação para a reconstrução e o fortalecimento do sistema de educação superior da ilha caribenha.

O documento deixa claro que a educação é um direito humano fundamental e que a universalização da educação superior é uma das bases para impulsionar o desenvolvimento. Assim, o memorando traz o compromisso de estabelecer mecanismos de cooperação acadêmica em matéria de educação superior, nas modalidades de graduação, graduação-sanduíche, pós-graduação plena e pós-graduação sanduíche.

Estão previstas também bolsas de mestrado e doutorado no molde PEC-PG para estudantes haitianos no Brasil e cursos de português para estrangeiros nas universidades brasileiras por meio de concessão de recursos de custeio. Serão ainda, estabelecidos programas de mobilidade acadêmica de curta duração para que professores e pesquisadores brasileiros possam ministrar cursos e seminários no Haiti.

A parte brasileira ficará por conta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A última parceria entre Brasil e Haiti na área foi o Acordo de Cooperação Técnica no Setor Educacional, firmado em maio de 2008.

(Assessoria de Imprensa da Capes)
FONTE: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/MemorandoHaiti.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s