web

Tableless não deveria existir

Surpreso com o título? Entenda neste artigo a relação entre a dificuldade de aprendizagem do brasileiro quando o assunto é Web Semântica e a utilização das terminologias corretas. Sabe que eu poderia ter horas para falar sobre isso que provavelmente o assunto não seria concluído. A pouco eu estava navegando na comunidade Tableless Brasil no Orkut, e encontrei uma discussão muito manjada: Tableless vs. Padrões Web vs. Semântica vs. todas as outras terminologias que ouvimos falar por aí.

E após ler vários posts, cheguei a uma conclusão: o termo “tableless” nunca deveria ter sido criado. Gente, é impressionante de ver e ler como o povo faz uma confusão e uma misturança com essa questão de terminologia. Tem gente que chama tableless de tecnologia, tem gente que acha que é a mesma coisa que Web Standards, enfim, é tanta coisa que eu tenho lido por lá que eu formulei duas hipóteses: ou o brasileiro tem dificuldades de aprendizagem ou o Orkut é um péssimo lugar para tirar dúvidas sobre desenvolvimento.

Antes de mais nada, este artigo não tem nada a ver com o Diego Eis e com o Elcio do Tableless.com.br, que continua sendo uma excelente fonte de conteúdo sobre Web Standards. Se foram eles que criaram o termo ou não, isso não convém agora. O que importa é que ele não deveria ter sido inventado. O problema de tudo isso é que o pessoal não assimilou tudo corretamente desde o princípio. Tableless é introduzido como apenas uma nomenclatura genérica para o desenvolvimento de websites sem a utilização do elemento <table> para o controle da estrutura do site, e para a utilização de CSS para o controle da aparência.

Só que o nome “Tableless” pegou fama aqui no Brasil, e tem muita gente por aí achando que Tableless, Padrões Web, Semântica, é tudo a mesma coisa. São termos bastante distintos, mas que se complementam. Segundo a etimologia da palavra “tableless”, ela significa “ausência de tabelas”, mas isso provoca, além de tudo, outra série de enganos. Ao entenderem o que o termo significa, muita gente pensa que a tag <table> deve ser abolida. Muito pelo contrário, ela pode e deve ser utilizada, mas nos contextos semanticamente corretos.

Por exemplo, se é necessário criar uma tabela de dados, para exibição de preços ou quaisquer outros fins, qual a tag apropriada? <table>! Tudo tem um porquê de existir. Se a tag <table> existe, é por que existem situações em que ela deve ser utilizada. Dados tabulares é uma situação, controle do layout, não.

Então pessoal, esqueçam esse termo. Ou pelo menos não se refiram a ele equiparando-o com Padrões Web. É errado. A prática que exercemos quando fazemos o tal do “tableless” é uma das práticas que exercemos dentro dos Padrões Web, eles não se restringem apenas a HTML + CSS. Temos uma série de outros padrões tão importantes quanto, como por exemplo o XML, que é a base do RSS e outros.

Mas também não pensem que entupir a página de <div> é correto. É aí que entra a Semântica. Ela é como se fosse o bom senso do desenvolvimento Web. Semântica é o equilíbrio, é utilizar as tags certas nos lugares certos. É fazer com que texto plano ganhe significado.

Talvez seja por isso que muitos encontrem tanta dificuldade na aprendizagem dos Padrões. Pois aprendê-los e colocá-los em prática exige muito mais do desenvolvedor do que criar tudo usando o “jeitinho brasileiro”, baseado na gambiarra. Eu ouso a dizer até que aprender Padrões Web é uma questão tão cultural quanto técnica, pois exige leitura e interpretação, mais do que tudo. Essa aprendizagem é constante, e exige mais do que simplesmente conhecimento técnico.

Quando o desenvolvedor entra para o mundo dos Padrões, ele é “obrigado” a mudar um pouco seus hábitos, e despertar interesses como a leitura, por exemplo, pois quando se trabalha com Padrões, não se trabalha só com a imagem, se trabalha com o conteúdo – que é o que realmente importa na Web.

FONTE: http://rafaelmarin.wordpress.com/2007/02/11/tableless-nao-deveria-existir/

Anúncios

1 thought on “Tableless não deveria existir”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s