Boas práticas para escrita de textos

Um artigo bem escrito tem muito valor e para se conseguir um bom efeito primeiramente ele não pode conter palavras erradas, com falhas de escrita e as frases tem que estar em concordância, mas a Língua Portuguesa correta não é o único requisito para o sucesso de seu artigo. Isto porque algumas regras de normas também são observadas, um exemplo são aquelas normas ABNT para trabalhos escolares, seria ótimo se os professores quando pedissem trabalho exigissem a configuração correta do documento, assim treinaria todos os alunos para ter o costume correto e não sofrer mais tarde em cursos superiores. Algumas dicas para o corpo do texto a seguir:

Hora

É muito fácil se ver horas escritas da forma 00:00 (com dois pontos), mas isto não está correto, a Língua Portuguesa é bem mais antiga que o relógio digital, o correto seria 00h00min, assim estaria acertando, além da língua, as unidades para hora e minutos, observando ainda que o “h” das horas é sempre minúsculo, pois o “H” maiúsculo é outra unidade (unidade Henry, para indução elétrica) e o “min” de minutos não pode ser um “m” só, pois o “m” sozinho é metros. O formato ainda diz que pode-se escrever nas formas 00h00 e quando os minutos forem zero pode se ainda escrever simplesmente 00h. Exemplos: 19h45min, 20h, 3h, 12h23. Acrescentando os segundos “s” fica: 12h23min8s. Estranho, não é? É só falta de costume, com o tempo se torna normal. Observação: para os segundos tem que ser “s” mesmo, nunca “seg” e o padrão 00:00 AM ou PM é da Língua Inglesa. Nunca use “00hs”, isso seria horas x segundos.

Data

A data é escrita assim <dia> de <mês> de <ano>, assim fica 17 de março de 2011. Os meses apesar de serem nomes são escritos com letras minúsculas, inclusive a primeira. Para os dias da semana ocorre o mesmo. Logo temos: segunda-feira, 17 de março de 2011. Os nomes dos dias da semana só terão a primeira letra em maiúscula quando formarem locução e o segundo elemento for um adjetivo, por exemplo: Sexta-Feira Santa, Domingo Gordo. Se a oração “segunda-feira, 17 de março de 2011” estiver isolada deve começar com a primeira letra maiúscula. Exemplo: Segunda-feira, 17 de março de 2011.

Disponível em: < http://publications.europa.eu/code/pt/pt-4100702pt.htm >.
Acesso em: 21 mar. 2011.

Siglas e Acrônimos

Uma sigla é um conjunto de letras onde cada letra é de uma palavra de que é composto o nome. Acrônimos são siglas que formam palavras, por exemplo: Unesco. Siglas e acrônimos devem ser escritos com todas as letras em maiúsculas e não se emprega o plural. Por exemplo, EUA, acrônimo para Estados Unidos da América, é maiúsculo e não vai para o plural, mas o nome sendo plural requer que tratemos o acrônimo no plural, uma frase com EUA fica: Os EUA possuem muitos estados…, quem ler, deverá ler, ao invés de EUA, Estados Unidos da América. Isto vale para as outras siglas: Os CD são meus, lendo fica Os Compacts Disks são meus. Está incorreto quando vemos escrito CDs e CD’s. Pior ainda no caso de CD’s, com o apóstrofe, que na língua inglesa é significa posse. Então lembre siglas e acrônimos: letra maiúscula e nunca plural. Exemplos: HTTP, HTML, DVD, MEC etc. Exceção: esta regra não é válida para elementos químicos que por definição da IUPAC devem ser escritos com a primeira letra maiúscula e as seguintes em minúsculas e também é exceção para acrônimos com mais de 6 letras, por exemplo, Unesco, Unicef. Ou ainda se a instituição fez uma recomendação de como o acrônimo deve ser escrito.

Disponível em:  < http://publications.europa.eu/code/pt/pt-4101100pt.htm >.
Acesso em: 11 nov 2010.

Descrevendo Siglas e Acrônimos

Quando siglas ou acrônimos aparecem pela primeira vez em um texto é necessário defini-los para os leitores saberem seu significado e seguir o texto sem dúvidas sobre o significado. Então toda a sigla ou acrônimo deve ser seguido da sua descrição quando for a primeira vez que aparece no texto. Para quem conhece a linguagem de marcação HTML pode utilizar a tag acronym para que a sigla tenha o significado mostrado quando o mouse para em cima, como foi usada neste texto. Se o significado for em Língua Estrangeira em seguida deve vir a tradução para a língua nativa quando possível. Exemplo: IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemists – União Internacional de Química Pura e Aplicada).

Palavras de línguas estrangeiras

Quando queremos colocar uma palavra que não pertence a nossa língua devemos colocá-la em itálico. Geralmente vemos textos com estas palavras entre aspas, mas isso não é necessário, se a palavra não consta em nosso dicionário, coloque-a em itálico, só não vai para itálico nome de pessoas, siglas e acrônimos. Exemplos: Windows, Blog, Linux, John Hall, etc.

Listas

Quando se coloca listas, numerada ou não, no texto procede-se da seguinte maneira: para cada item que iniciar com letra maiúscula coloca-se ao final da frase ponto final. Se cada item iniciar com letra minúscula ao final coloca-se ponto e vírgula e na frase do último item ponto final. Exemplos:

  1. primeiro item;
  2. segundo item;
  3. terceiro item.

Ou

  • Primeiro item.
  • Segundo item.
  • Terceiro item.

Se é tudo em minúsculas ou com a primeira maiúscula vai depender do texto que você está escrevendo, por exemplo, se for uma lista de nomes ou se for uma lista verbos, substantivos, frases, etc.

Etc.

Abreviatura do Latim et cetera (e as demais coisas). Hoje não se usa apenas em relação a coisas, mas também a pessoas. É sempre seguida de um ponto, que indicaser ela uma abreviatura. Pode estar seguida de outro sinal de pontuação, que deverá, seguir-se ao ponto da palavra, a menos que seja outro ponto, quando então será empregado apenas um:

Comprei legumes, verduras, leite etc., mas ainda não paguei.
Houve chuva, raios, trovoadas etc. Felizmente, estávamos em casa.

Antes da palavra, pode-se usar ou não uma vígula. É preferível, parece-nos, na atualidade, a  omisão dessa vírgula.

Fonte:
Aquino, Renato. Dicionário de Gramática.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2ª ed., 2010

Grandezas

As grandezas são siglas que acompanham o número e diz a respeito a que tipo de medida se refere o número. Por exemplo, 5 m, o “m” diz que a grandeza é de comprimento, no caso metros. O mais importante é escrever a unidade e o múltiplo corretamente, mais um exemplo, 5 MB, o “M” maiúsculo significa Mega, ou seja, x106 ou seis zeros consecutivos, o “B” maiúsculo significa Byte, o qual informa que o valor é a quantidade de bytes. Se este número estivesse escrito da seguinte forma: 5Mb, o significado seria outro, pois “b” minúsculo quer dizer bit e logo o valor seria o número de bits, infelizmente esse é um erro comum que é visto em muitos softwares. Um outro exemplo de erro seria, 5KB, agora o que está errado é o “K”, pois “K” maiúsculo é a unidade Kelvin, para temperatura. Para se referir a quilo, deveria ser um “k” minúsculo. A dica é quando a unidade originar-se de um nome pessoal a letra é maiúscula, tanto para o sigla, quanto para a primeira letra do nome da unidade, por exemplo, Henry (H), Kelvin (K), metros (m), segundos (s), pixels (px), Hertz (Hz) e Àmpere (A).
Estas foram algumas dicas para se ter um texto bem organizado, além disso, estas dicas melhoram muito o visual do texto e para quem escreve textos para Internet se combinado com as tags certas do HTML terá um texto do qual os buscadores adoram.

Links

Consulte também: Código de Redação Interinstitucional.
Disponível em: < http://publications.europa.eu/code/pt/pt-000500.htm >.
Acesso em: 21 mar. 2011.

Download

Baixar o artigo, formatado em duas páginas com fonte de texto 11 para economizar papel caso haja necessidade de impressão:

Arquivo PDF compactado em ZIP:

[download id=”39″ format=”6″]  -> versão anterior, ETC foi atualizado.

Versão PDF :

[download id=”40″ format=”6″] -> versão anterior, ETC foi atualizado.

Sérgio H. D. de Oliveira
Colaboração: Silvana Monteah

Blogueiro:  Se você usa o sistema WordPress acerte o formato da hora: aprenda aqui.

Anúncios
Boas práticas para escrita de textos

2 comentários sobre “Boas práticas para escrita de textos

  1. WOLF GIRSAS disse:

    Quero mais uma vez agradecer as iniciativas expressas por este texto, por exemplo, que foi de extrema valia para meus filhos. Faço o papel de “pesquisador” preliminar, e realmente o que está exposto aqui é relevante para os alunos que iniciam suas atividades no ensino superior. Também concordo que todos estes elementos de ensino e de cultura deveriam já estar disponibilizados a todos, desde o ensino médio mas, … o quê fazer??

    Meu muito obrigado e, por favor, continuem!!

    Atenciosamente,

    Wolf Girsas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s