Informática

Como usar o RSS ou o Atom Feed

Este artigo contém informações básicas para a compreensão e a utilização de arquivos RSS Feed e Atom Feed. Aprenda como assinar e utilizar este serviço prestado por web sites e o que ele melhora na navegação pela Internet.

O que é?

O padrão para divulgação de conteúdo web, também conhecido como Feed e RSS é um padrão Web, assim como o HTML (Hyper-Text Transfer Protocol) é para páginas de internet. Por exemplo, esta página que você está lendo agora é montada usando o XHTML, uma versão que extende o HTML, e também é um padrão Web.

Existem vários formatos para Feed, os mais famosos são o RSS 2.0 (Really Simple Syndication), o RSS 1.0 (Rich Site Summary) e o Atom, que não é sigla ou acrônimo. Acredita-se que o formato Atom seja o melhor formato no momento para investir, pois é devidamente documentado por um orgão oficial de normas para a internet, o IETF – The Internet Engineering Task Force. Atualmente os leitores de Feed, chamados de Agregadores de Conteúdo, possuem suporte para todos os formatos. Os arquivos Feed fazem parte do conceito Web 2.0.

Para que serve?

A principal função de um Feed é informar aos usuários quais as últimas notícias de um web site, assim o usuário não precisa visitar o web site para saber se nele existe algo novo. O próprio programa onde o endereço do Feed foi colocado é o responsável por buscar as informações e mantê-las disponíveis no micro computador do usuário para quando ele quiser vê-las.

Alguns navegadores e programas avisam por meio de ícones ou mensagens quando encontram algum conteúdo novo nos arquivos Feed registrados.

Um caso de uso

Imagine um jornalista que necessita visitar vários web sites por dia para saber se possuem novidades para sua matéria. Eles usam o Feed exatamente para não precisarem visitar todos os web sites, eles o visitam uma vez e assinam os arquivos Feed e logo começam a receber as informações sem a necessidade de visitá-los. Fazendo isto ele economiza o tempo dele e pode monitorar mais sites ainda.

Como usar?

É muito fácil a utilização, basta que voce tenha dois itens:

  1. Um navegador (browser) com suporte a este serviço ou uma página web que permita inserir Feeds. São exemplos os navegadores: Firefox, Opera, Safari e o Internet Explorer versão 7 ou superior. São exemplos de páginas que suportam Feed: A página principal de seu perfil no Orkut, o MyYahoo, o Google Reader entre outros.
  2. O endereço do arquivo Feed.

Quando inserimos o link de um arquivo Feed em um programa, dizemos que assinamos o Feed. Então, abaixo voce aprenderá como assina-se um Feed utilizando o navegador Mozilla Firefox, processo que é semelhante nos outros navegadores.

  1. Primeiro entre no web site que voce deseja receber as informações, neste caso utilizaremos o endereço deste web site.
  2. Verifique que aparece ao lado do endereço do web site (URL) um logotipo quadrado com cantos arredondados laranja com um desenho branco imitando um radar, como mostra a figura 1.

    Figura 1
    Figura 1
  3. Clique neste logotipo, se o web site tiver mais que um formato o Mozilla Firefox abre um diálogo mostrando as opções de link para os arquivos disponíveis, se este for o caso, escolha um e clique. A figura 2 mostra este detalhe (clique na imagem para ver a imagem em tamanho maior).

    Figura 2
    Figura 2
  4. Aguarde uma página mostrando o conteúdo do arquivo Feed e um formulário no topo com opções para a assinatura do Feed, como mostrado na figura 3.

    Figura 3
    Figura 3
  5. Clique em Increver Agora, voce também pode selecionar a opção “sempre inscrever RSS no Favoritos” se não quiser repetir todos estes passos para outros sites. Uma janela aparecerá perguntando onde deve ser colocado o link, como mostra a figura 4.

    Figura 4
    Figura 4
  6. Clique em Adicionar e veja que o arquivo Feed foi inserido na barra de favoritos do Firefox, basta agora clicar sobre o ícone e ler o resumo mostrado verificando se existe algum tópico que interessa ler, como mostrado na Figura 5.

    Figura 5
    Figura 5

Pronto! Agora não é mais necessário visitar o site para saber se alguma novidade foi inserida, apenas clica-se no Feed e vê o resumo, isto economiza tráfego de dados, agiliza a visita entre outros benefícios.

Para outros navegadores o processo é muito parecido, apenas muda o lugar em que o Feed é inserido no navegador, por exemplo, no Internet Explorer 7 o link fica disponível no mesmo ícone laranja, mas neste, ele fica embaixo do local de endereço. E quando assinado o Feed fica disponível na Central de Favoritos (Alt+C) acessível pela estrela amarela no lado esquerdo da janela do navegador.

Alguns web sites possuem o link no próprio site, como neste: observe no rodapé do web site e também no barra lateral 2 banners referentes a Feed. Neste caso basta clicar neste link que o navegador entenderá da mesma forma.

Espero ter ajudado na compreenssão deste método, para dúvidas utilize o formulário para comentários no final desta página.
Até o próximo artigo!
SHDO

Anúncios

7 thoughts on “Como usar o RSS ou o Atom Feed”

  1. Nem todo site aparece o “logotipo quadrado com cantos arredondados laranja com um desenho branco imitando um radar”.

    Ajuda, please!

    Alex

  2. É que alguns sites não possuem este serviço, a maioria dos sites ainda não implementou esta função. Então geralmente quando o quadrado laranja não aparece é porque o site não disponibiliza o arquivo Feed e portanto não dá suporte a esta tecnologia.

  3. Muito bom este seu site SHDO. Você está ficando cada dia melhor. É como diz o ditado: “a prática leva À perfeição”. Parabéns!
    Você é o capeta!
    Essa autenticação pode ser um problema, a moça do restaurante não consegue fazer uma conta dessas nem com uma calculadora nas mãos.

  4. Se no Internet explorer eu posso definir o espaço de tempo entre cada actualização dos feeds, por exemplo de hora a hora ou de 24 em 24 horas, como o posso fazer no Firefox?

    Outro pormenor, no Internet Explorer quando um feed é actualizado e tem conteúdo novo, esse mesmo feed é realçado a negrito ficando assim mais fácil perceber que há novidades, no Firefox isso não acontece, como posso alterar esta definição no Firefox?

    Obrigado

  5. António

    O Firefox faz diferente, quando é atualizado ele põe o novo conteúdo com o ícone do Feed, quando você clica e lê o link ele troca o ícone para o ícone do website. Veja a figura disponível em: http://twitpic.com/21aakz. Nela você verá que alguns estão com ícones do website (os lidos) e outros com o ícone padrão do Feed (os não lidos).

    Quanto a escolha da freqüência de atualização o Firefox não possui essa configuração disponível tão facilmente ao usuário, é possível fazer digitando about:config na barra de endereços e acessando as configurações dele, mas não é o recomendável.

    Se quiser realmente ajustar o intervalo de atualização sugiro que instale uma das extensões abaixo, que melhoram em muito a leitura de Atom e RSS Feeds e terá opções avançadas disponíveis.

    https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/4869/
    https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/361/

    Existem outras lá no diretório da Mozilla, algumas até para serviços específicos como o Google Reader.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s