TPV em Java: post 1: O início

Em março deste ano foi decidido criar uma versão em Java da Tabela Periódica Virtual, neste blog você acompanhará as etapas do desenvolvimento da nova versão da  TPV, a modelagem UML, a modelagem do banco de dados, as decisões de projeto quando existem mais de um caminho a seguir e que afetam o futuro do software e a evolução da interface gráfica.

Os seguintes motivos levaram o desenvolvimento de uma versão em Java:

  • Tanto a linguagem quanto a máquina virtual são softwares livres
  • É possível rodar no GNU/Linux e no Mac OS sem mudanças no código
  • Futuramente o banco de dados servirá para uma interface gráfica que rodará em telas de celulares e outros dispositivos móveis com suporte a JME.
  • A atual linguagem da TPV, Visual Basic 5/6, não tem mais suporte para sua máquina virtual, assim como ocorre com o Microsoft Windows Vista, além disso seu desenvolvimento é em software pago, e como o software é gratuito fica enviável pagar licença para desenvolvê-lo.
  • Atualizar o código da TPV 2 para Visual Basic .Net Express tornou-o bem confuso, pois o novo Visual Basic agora é 100% Orientado à objeto, então para quê reescrever o código novamente em uma Linguagem que só roda no Windows, e ainda roda em cima de uma máquina virtual (.Net Framework), enquanto Java pelo menos roda em mais de um sistema operacional.

Outra vantagem é que a documentação seguirá a risca o UML e todo o código será em Língua inglesa com comentários em Lingua Portuguesa e Inglesa, tudo isto para que o projeto possa ser colocado no web site de software livre Source Forge.
Existe excelentes softwares para modelagem UML para Java.

Mas desenvolver um software em Linguagem Java tem seus desafios:

Primeiro de tudo era necessário saber se é possível criar uma interface gráfica igual ou parecida com a que foi criado com o Microsoft Visual Basic 5/6, no qual foi possível criar uma boa interface gráfica.
Veja abaixo a janela principal da atual TPV e o início do desenvolvimento da janela

Tabela Periódica Virtual 2.0
Janela principal da Tabela Periódica Virtual 2.0
Janela Principal da Tabela Periódica Virtual em Java
Janela principal da Tabela Periódica Virtual em Java

Sobre a janela em Java: O leiaute foi construído usando o GridBagLayout, dividido em 4 partes: tabela, legenda, ferramentas e dados. Toda a tabela foi desenhada usando um laço for, evitando o trabalho de posicionamento  das etiquetas dos elementos, o primeiro teste de como irá ser a legenda foi usando um JLabel, assim como os testes para o combo dos nomes dos elementos químicos.

——————
Por este artigo é só, se não fica algo muito longo para se ler.
Até o próximo…

Anúncios
TPV em Java: post 1: O início

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s